CACHORROS
Introdução
Cão (Canis familiaris), é um mamífero doméstico do qual existem diversas raças adestradas, como cães de guarda, policiais, pastores, de tiro, de caça e de luxo. Vivem aproximadamente até os 20 anos. Suas características são muito variadas, de modo que se tornou impossível descrever o cão.
O cão certo para voce
Dependendo do que espera de seu novo cão, você precisa pesquisar para que a raça foi criada. Um cão de ataque terá mais energia do que um cão de companhia.
Dentro de qualquer raça há indivíduos que representam as qualidades que a raça enfatiza. Pesquise junto a um grupo de resgate, onde os cães de raça são cuidadosamente avaliados, para saber sua função e nível de energia. Por outro lado, um mestiço pode ser a melhor escolha para você.
criadores e grupos de resgate responsáveis trabalham duro para encontrar o dono certo para os cães, de acordo com sua personalidade e estilo de vida. Eles sabem que um cão cujas necessidades intelectuais e de energia são atendidas será um cão feliz e bem comportado.
O melhor cão para uma pessoa pode ser um pesadelo para outra. Ao procurar um novo cão, é importante evitar criadores mais interessados em ganhar dinheiro do que em produzir filhotes de qualidade para lares selecionados. Criar cães para ganhar dinheiro é uma controvérsia, pois existem mais cães do que lares disponíveis. Além disso, criação responsável envolve muitos gastos.
Descobrir como o cão vai se adaptar ao resto da família também é um fator importante na escolha do animal
O relacionamento entre seres humanos e cães é longo e complicado. Existem mais de 350 raças reconhecidas e um número infinito de mestiços e cães que não têm raça alguma. Há cães que encontram pessoas desaparecidas, cães que detectam bombas e drogas, guiam cegos, pastoreiam e guardam animais, confortam os doentes; há até mesmo cães que detectam certos tipos de câncer. De maneira geral, há cães que simplesmente dividem e enriquecem nossas vidas. Saber mais sobre os cães nos permite escolher a raça certa ou entender e apreciar o cão que já temos
Como Cuidar de Cães'
Cuidando de seu cão com carinho, terá em troca um amigo fiel, inteligente e alegre. Para isso, lguns cuidados devem ser tomados.
Vacinação
Todos os cães necessitam receber a vacinação para evitar-se a hepatite, cinomose, parvovirose, leptospirose, parainfluenza, coronavirose, e a mais conhecida de todas as doenças: a raiva. Contudo, o filhote não as deve receber todas de uma vez, é preciso esperar o tempo necessário, mas jamais se descuidar delas.
Seu filhote somente poderá ser vacinado contra a raiva a partir dos 4 meses de idade, e deverá ser revacinado anualmente com todas as vacinas. Aprenda a levar o seu amiguinho ao veterinário regularmente
Cuidados especiais
SARNA - A grande maioria das sarnas tem cura, mas o quanto antes se inicia o tratamento, mais rápido e fácil será a cura. Ao primeiro sinal da doença, procure o veterinário ou voluntário responsável que poderá orientá-lo.
PULGAS E CARRAPATOS - As pulgas vivem em tapetes, cadeiras estofadas e nos tecidos onde o cão dorme. Tanto as pulgas como os carrapatos podem transmitir doenças capazes de matar o seu animalzinho. Um produto eficaz é o Frontline (spray ou spot), mas existem outros produtos próprios para combater esses parasitas, porém consulte sempre o seu veterinário para orientá-lo melhor.
CÁLCIO - Todo filhote necessita de cálcio para poder crescer forte e saudável, por isso é importante que ele receba durante o seu primeiro ano de vida. Sugerimos adquiri-lo em farmácias ou casas de produtos veterinários. Tendo qualquer dúvida, fale com o veterinário responsável para receber a orientação necessária.
Banho
Os cachorros são animais que não suam e por isso não costumam ficar mal cheirosos. Daí necessitarem de poucos banhos, uma vez por mês. O banho deve ser dado com água morna e produtos neutros próprios para animais. Tomar cuidado para não entrar água e sabão nos olhos e orelhas. No inverno evite banhos. Procure escovar o seu cachorro, pois assim você estará eliminando os pêlos mortos, escamações de pele morta e outras impurezas.ARTIGO: Hora do Banho (Fonte: www.familiapet.com.br)
A grana está curta? Não dá para bancar semanalmente o banho no pet shop? Não deixe seu amiguinho sujo e nem faça uma sessão de tortura caseira.
Nos dias de hoje, não é sempre que se pode levar o seu lulu no pet shop para tomar um belo banho. Às vezes, o jeito é encarar um chuveiro em casa mesmo.
Então, se você vai se aventurar a embelezar seu amiguinho, preste atenção em alguns cuidados que evitarão que seu cão odeie o banheiro da sua casa:
- Dê banho pela manhã.
- Use água limpa e sabão ou shampu neutro.
- Nunca use sabão de coco. Ele é alcalino e agressivo à pele do animal.
- Não esqueça de proteger os ouvidos com bolas de algodão. Os ouvidos dos cães são muito sensíveis.
- Use água morna. Se a água estiver quente demais, o animal pode ter estresse calórico, caracterizado por hemorragia pulmonar.
- Não use banheira.
- Use secador de cabelo em uma distância de 30 cm dos pelos. Cuidado com o barulho no ouvido.
- Use uma escova de aço flexível para escovar o pêlo junto com o secador.
- Limpe as orelhas com cotonetes com muito cuidado para não introduzi-los demais.
- Após o banho, dilua 20ml de cloro em 20 litros de água e higienize o box. Espere secar para pisar com segurança.
EVITE:
- Não faça a tosa higiênica, que limpa os pêlos da boca e dos genitais, em casa.
- Evite também cortar as unhas. Deixe isso para ser feito no pet shop porque se cortar muito, pode provocar hemorragias.
- Evite talcos que podem ser ingeridos ou inalados pelos cães.
Se o seu amiguinho não é muito chegado à água, aumente o intervalo de tempo entre os banhos de uma semana, ou dez dias, para duas semanas.
Faça do banho uma festa, brinque bastante com seu bichinho sem deixar cair água ou sabão na cara dele. E, principalmente, não bata no cão. Trate-o com carinho, senão a aversão à água pode aumentar.
Lembre-se:
Só dê banho no seu cachorrinho após o quarto mês de vida, depois de dadas todas as vacinas. Antes disso, faça a higiene com uma toalha umedecida em 10 litros de água morna, uma colher de sobremesa de álcool e outra de vinagre. Passe a toalha a favor e no sentido contrário aos pêlos e, em seguida, seque com secador. Com outra toalha, umedecida só em água morna, limpe os genitais.
EducaçãoEduque seu animalzinho com firmeza, mas sempre com muito carinho. Os cachorros costumam ser animais limpos e que não gostam de fazer suas necessidades em qualquer lugar. Mas precisam de tempo, aprendizado e paciência. Quando ele fizer uma de suas artes, repreenda-o com um jornal enrolado, para bater no chão, ao lado da prova do crime. Jamais bata nele, isso pode provocar traumas que poderão torná-lo medroso ou mesmo agressivo. Jamais deixe ele sair sozinho nas ruas, além de correr risco de atropelamento, pode sofrer agressões, entrar em contato com animais contaminados, ingerir alimentos estragados ou envenenados.
Não mantenha seu amigo preso em uma corrente, assim seu cachorro se transformará num animal revoltado, agressivo e de difícil convivência com as pessoas que o tratam.Tenha cuidado com objetos ao alcance do seu amiguinho, principalmente os filhotes que gostam de comer tudo o que encontram. Muito cuidado com ossos de frango.
Leve-o para passear sempre, mas somente após todas as doses de vacina terem sido aplicadas. O passeio é muito importante, pois andar faz bem ao cão. Cuide para que esses passeios sejam feitos com coleira e corrente condutora. Não o deixe solto em hipótese alguma, você não sabe a reação que ele terá quando se aproximar de estranhos ou crianças.
Você é professor dele, com carinho, paciência e bom senso você conseguirá com que o cachorro aprenda o necessário para viver bem e feliz. Coloque um nome nele e chame-o sempre dessa forma. O local onde ele dorme deve ser limpo, seco e protegido contra chuvas, sol intenso, vento e frio. Um animal bem cuidado terá uma vida boa e feliz. Nunca o abandone, ele depende de você!
Alimentação
escolha uma ração apropriada a filhotes para alimentá-lo até 1 ano de idade. Depois troque para ração de adultos. Jamais use ração de gato para alimentar seu cão, pois ela é rica demais em proteínas.
Dê 3 refeições diárias enquanto ele for filhote e 2 refeições diárias quando se tornar adulto.
Caso prefira alimentá-lo com comida, existem opções baratas, tais como: frango com arroz e legumes cozidos. Acrescente um pouco de óleo e sal, porém, não use nenhum tempero. Jamais ofereça alimento mofado, estragado, com muito tempero, molhos, doces ou chocolates para seu cão filhote ou adulto.
A alimentação deve ser feita diariamente e em horários fixos, se o cão não comer, retire sua vasilha evitando assim a presença de insetos e roedores. Jamais pule um dia e compense no outro; o cão não pode comer o dobro num dia e nada no outro. Mantenha sempre disponível uma vasilha com água limpa e fresca.
Vermifugação
Depois de adulto é conveniente vermifugar seu cachorro a cada 6 meses. Tratar com vermífugo regularmente permite ter o controle da maioria dos parasitas internos (vermes), evitar doenças e até mesmo a morte do animal. Além do mais, vermifugar é barato e fácil de se fazer.fonte: Clube das Pulgas
algumas raças para vc
Akita - os akitas são cães muito corajosos, afetuosos e companheiros.
Beagle - os beagles são ativos, gostam de brincar e apresentam-se quase sempre alegres.
Cão Maltês - são fáceis de serem adestrados, adaptando-se facilmente ao rítmo de vida dos donos.
Cane Corso - um cachorro de raça de origem italiana que é forte e excelente como cão de guarda.
Chihuahua - possui um temperamento dócil, porém quando provocados, tornam-se nervosos e irritados.
Cocker Spaniel Americano - saiba porque este cachorro de raça é um ótimo animal de estimação.
Dálmata - demonstram facilmente, através de latidos ou manifestações corporais, o que estão querendo.
Dachshund - os cachorros desta raça são amigáveis, ciumentos e também corajosos.
Dogue Brasileiro - saiba mais sobre este excelente cão de guarda que nasceu no Brasil.
Dogue Alemão - o corpo do dogue alemão é forte e musculoso. Saiba mais.
Fila Brasileiro - para serem adestrados necessitam de um bom trabalho.
Fox Paulistinha - saiba mais sobre esta raça de cachorro desenvolvida no Brasil.
Golden Retriever - informações sobre esta raça de cachorro de origem britânica.
Husky Siberiano - são espertos e atentos, percebendo facilmente tudo que ocorre ao seu redor.
Lhasa Apso - o temperamento do lhasa apso é bom, porém é um cão muito temperamental.
Livros sobre cachorros - bibliografia sobre cães de raça, guias e manuais sobre a vida dos cachorros.
Mastim Napolitano - é atento a tudo que acontece de estranho ao seu redor.
Pastor Alemão - é atento a tudo que acontece de estranho ao seu redor.
Pequinês - o pequinês é um cão de comportamento caracterizado pelo ciúme e teimosia.
Pinscher Miniatura - costumam latir para estranhos ou em situações estranhas.
Pit bull - os pit bulls são inteligentes e quando adestrados corretamente, tornam-se obedientes.
Poodle - os poodles são bem brincalhões e inteligentes.
Pug - são cachorros companheiros, dóceis e alertas.
Rottweiler - necessitam de ambientes amplos para desenvolverem atividades físicas
São Bernardo - possuem uma excelente habilidade no trabalho de resgate.
Schnauzer miniatura - os cachorros desta raça são simpáticos, sociáveis, amigos e inteligentes.
Sharpei - saiba mais sobre este cachorro de raça de origem chinesa.
Shih-Tzu - adaptam-se muito bem em ambientes pequenos como, por exemplo, apartamentos.
Yorkshire Terrier - é muito sociável, tornando-se um grande companheiro dos integrantes da família.
CACHORROS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário