Monique Bonotto. Tecnologia do Blogger.
RSS

GATOS

GATOS


                                               

aspectos gerais


aspectos gerais
os têm em média de 4 a 6 quilos e 80 cm de comprimento, da cabeça ao rabo. Seus corpos são formados por 245 ossos e 517 músculos. A boca do gato guarda 30 dentes incluindo os caninos, que servem para matar e depois despedaçar a presa. A áspera língua é coberta por sensores de temperatura e gosto, além de ser usada também para a limpeza dos pêlos. Os gatos são animais curiosos por natureza e adoram brincar com cabos e fios elétricos, alheios ao perigo de levar choques. Plantas venenosas em casa podem representar um perigo aos felinos. Alguns gatos gostam de mastigar folhas. Com sua extrema agilidade o gato consegue atingir uma velocidade de até 50 km/h e com uma extraordinária habilidade sensorial, esses felinos se tornaram excelentes caçadores e um dos animais domésticos mais interessantes do reino animal.
os bigodes
Os bigodes dos gatos são conhecidos, também, como pêlos tácteis ou vibrissas. As vibrissas estão presentes na face e na sobrancelha dos felinos e são um importante mecanismo destes.
Assim como as unhas, os bigodes caem e nascem novamente. Porém, diferente delas, elesnunca devem ser cortados ou aparados, pois, têm raízes profundas no rosto do gato e ficam em uma região rica em nervos e vasos sanguíneos.


O GATINHO CERTO PARA VOCÊ




Gatos são encantadores por vários motivos, um deles é o fato de cada um possuir sua própria personalidade. Assim como as pessoas, existem gatos de todos os tipos: os tímidos, os exibidos, os bravos, os assustados, os preguiçosos, os carentes e os isolados. É exatamente por isso que eu digo: o gatinho certo está esperando por você.A maioria das pessoas escolhe um gato pela cor: querem os brancos, amarelos ou os azuis. Ou então escolhem um filhote pois acham que vão conseguir educá-lo à sua maneira, mas o ideal é encontrar um gato com uma personalidade que se encaixe ao que você procura, independente da idade.
Se você mora sozinho e passa a maior do dia fora de casa, adote um adulto de temperamento tranquilo, daqueles que dormem bastante durante o dia e despertam à noite. Assim você terá a certeza de que ele estará bem enquanto trabalha.
Se, ao invés disso, você adotar um adulto carente ou um filhotinho poderá ter um gato frustrado em casa te esperando o dia todo atrás da porta. A adoção deve ser uma coisa boa para você mas também para o bichinho, concorda? Você até pode adotar um bebê ou um gato mais dependente, mas então adote dois ao invés de um. Eles se farão companhia enquanto você não volta.
Quem não gosta muito de bagunça também deve escolher um gato adulto. A maioria dos gatos acalma quando completa 1 ano. Filhotes querem descobrir o mundo e adoram aprontar: escalam cortinas, derrubam objetos em cima da mesa ou da estante e possuem uma energia inesgotável. É verdade que alguns adultos pensam e agem como filhotes também, mas são poucos.
Filhotes são ótimos para quem já tem gatos em casa. A adaptação entre eles é sempre mais tranquila. Gatos vivem em hierarquia e, como filhotes não ameaçam o território, fica mais fácil o alpha da casa mostrar ao novo morador que é ele quem manda.
Se você nunca teve gatos, escolha um gato dócil ao invés de um assustadinho. É claro que todos os gatos merecem um lar, mas você terá dificuldade em lidar com eles. Vá com calma e só adote um arisco quando tiver mais experiência com felinos.
Gatos tímidos e assustados vão demorar mais para se acostumarem à casa nova. Normalmente eles ficam escondidos nos primeiros dias em algum canto que considerem seguro, pode ser embaixo da cama, do sofá, um nicho da estante ou em cima da geladeira, por exemplo. Eles também não são indicados para quem tem crianças ou cachorros. São animais que precisam de sossego e tempo para confiarem nas pessoas e se soltarem pela casa.
Se você tem crianças pequenas, de 2 a 7 anos, o ideal é adotar um gato adolescente ou jovem adulto, com a personalidade formada. Existem gatos que se incomodam com as brincadeiras e podem revidar com uma patada. Por outro lado, existem gatos extremamente dóceis, incansáveis, que adoram brincar o tempo todo. Filhotinhos podem acabar se machucando seriamente com brincadeiras, por isso é recomendável que o gato tenha pelo menos 4 meses de idade. 
''Por Susan Yamamoto, presidente da ONG Adote um Gatinho'




COMO CUIDAR DE UM GATO??
Alimentação: O gato desmama entre a 6 e a 7 semana de vida. No período de amamentação ele só necessita do leite materno, mas para ir fazendo a transição, o indicado é comprar ração felina para filhotes, amolecer na água morna e ir dando aos pouquinhos, para o sistema digestivo ir se acostumando à ração industrializada. Após o desmame a alimentação será basicamente composta de ração. Até o 4 mês continue dando ração para filhotes, mas a partir daí a ração já pode ser a de gatos adultos.  Existem no mercado vários tipos de ração, classificadas como Super premium, Premium e Standard, na ordem decrescente de qualidade, embora todos esses tipos sejam adequados. Deixe sempre ração e água fresca à disposição do seu gato.
Higiene: Os gatos são famosos pela sua higiene e asseio. Fazem suas necessidades sempre na caixinha de areia, e cobrem com a patinha o seus excrementos. A caixinha de areia deve ser sempre limpa, as fezes devem ser retiradas todos os dias com uma pazinha, e a areia deve ser trocada semanalmente.
Banho:chuveirinho auxiliar.  Deve ser usado shampoo para gatos, sempre bem enxaguado, e após o banho usar uma toalha e um secador, se ele não se assustar e sair correndo.
Saúde: Os gatos devem ser vacinados assim que desmamam  ou assim que você adquiri-lo. As vacinas básicas, que todo gato deve tomar, são a anti-rábica e contra a Enterite lnfecciosa dos Felinos, conhecida como “gripe dos gatos” e internacionalmente como F.I.E. Leve regularmente o gato no veterinário para fazer o controle da vacinação e um check-up anual.
Companhia: Mesmo sendo animais independentes e sem muito grude, perceba que os gatos estão sempre onde as pessoas estão. Seja num canto do sofá, em cima de uma mesa, ou no chão, estão na maioria das vezes próximos às pessoas. Se você e sua família ficam mais na rua que em casa, fazendo com que o gato fique sempre sozinho, o recomendável é que existam dois gatos na casa. Eles farão companhia um ao outro, e o divertirão, pois nada se compara às brincadeiras que os felinos inventam uns com os outros
Carinho: Faça sempre carinho no seu gato, receba-o no colo, brinque com ele. É mágica a presença de um gato!
algumas raças




- Abissínio
- American Short Hair
- Balinês
- Bengal
- Birmanês ou Sagrado da Birmânia
- British Short Hair
- Bobtail Japones
- Chartreux
- Cornish Rex
- Devon Rex
- Egyptian Mau
- Exótico
- Maine Coon
- Manx
- Oriental
- Pêlo Curto Brasileiro
- Persa
- Russian Blue
- Scottish Fold
- Siamês
- Sphynx
- Turkish-Angora



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário