peixes
Pode parecer muito fácil cuidar de peixes, mas existem tantas pequenas coisas que são importantes para o bem estar deles.
A começar pelo espaço q eles vivem, vc tem q verificar o ph da agua, a dureza, a temperatura, com o tempo fazer a higiene de forma adequada do aquario, ficar de olho em qualquer anormalidade no comportamento dos peixinhos, a alimentação controlada... Ufa! São muitas pequenas coisas para trazer a saude a seus bichinhos e fazerem eles viver muito.
como cuidar de peixes
Peixes dourados (ou kinguios)
são peixes que requerem cuidados especiais, pois são peixes um pouco diferentes dos outros. Primeiramente, eles são peixes de água fria, o seu aquário deve ter temperatura em torno de 20º. Alguns dizem que eles são peixes de lago e não servem para ser criados em aquários, mas tomando os devidos cuidados, pode-se criá-los muito bem em aquários. São peixes que crescem bastante, atingindo + ou - 30cm, por isto, sujam muito a água também. Necessitam de bastante espaço para viverem bem, algo em torno de 50 litros para cara indivíduo. A filtragem deve ser de 10x o volume do aquário. Ou seja, em um aquário de 200 litros, o ideal é ter 4 (ou no máximo 5) exemplares, filtragem aproximada de 2000 litros por hora e temperatura em torno de 20º. O Ph para eles deve de neutro a levemente alcalino (entre 7 e 7.6).
Fora estes cuidados específicos de kinguios (ou dourados), os cuidados relativos a qualquer espécie deve ser respeitados, como manter os filtros limpos, fazer troca parcial de água (TPA) semanal de 20% a 25%, com sifonagem de substrato retirando restos de rações, fezes e folhas mortas de plantas(para a manutenção adequada da água e retirada de amônia e nitrito), oferecer alimentação de qualidade, de preferência, específica para a espécie, evitar variações bruscas de Ph e temperatura, e não colocar espécies incompatíveis com eles, principalmente porque kinguios são peixes extremamente pacíficos e dóceis, chegando até a ser bobos se comparados a outras espécies.
Tomando estes cuidados, tenho certeza que você conseguirá manter estes peixes saudáveis e por muito anos, pois eles têm um ciclo de vida enorme (de até 10 ou 15
PEIXE BETA
INTODUÇAO
O Beta, também conhecido como "peixe de briga" pertence à família dos Anabantídeos.
É um peixe originário da Tailândia, e seu nome vem de uma tribo de índios chamados bettah.
Os machos da espécie são muito violentos e não podem conviver com outro macho no mesmo aquário por isso são chamados de peixes de briga.
Em seu habitat natural, os Betas vivem em águas paradas e mal oxigenadas. O Beta, diferente de outros peixes que respiram submersos através das brânquias, consegue retirar oxigênio da atmosfera graças à presença de um órgão auxiliar chamado labirinto. Os aquários específicos para se criar o beta são chamados de betários e medem aproximadamente 15x12x12cm. Este tipo de aquário não necessita de nenhum equipamento, por isso o custo de aquisição e manutenção de um aquário de Beta é muito baixo.
COMO CUIDAR
Deve-se trocar parcialmente a água do aquário de um Beta a cada 10 dias, podendo ser água mineral ou filtrada, sempre à temperatura ambiente.
A alimentação dos Betas deve ser através de ração específica encontrada em lojas especializadas e oferecida duas a três vezes ao dia em uma quantidade que o animal consiga comer em minutos. O que sobrar deve ser retirado do aquário.
Os Betas são peixes resistentes que podem viver vários anos desde que você siga estes cuidados:
• Procure deixar o aquário em um local com luz, sem raios de sol direto para evitar que a água fique muito quente;
• Evite deixar o seu peixe em locais com cheiros fortes como tinta, gordura ou em locais muito frios.
• Retire do aquário o excesso de alimento não ingerido. Lembre-se que este aquário não tem filtro.
• Não esqueça de trocar parte da água do seu Betário a cada 10 dias.
• Nunca coloque dois machos no mesmo aquário, pois eles brigarão e provavelmente os dois morrerão.
• Evite variações de temperatura. A temperatura do Betário deve ficar em 25º C. No inverno, uma lâmpada pode ajudar a manter esta temperatura.
Veja outras características do peixe beta.
PEIXES
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário